quinta-feira, 17 de maio de 2012




Aluno(a):Vitor Luiz


Localização
A Grécia antiga ocupava terras ao sul da península Balcânica,as ilhas do Egeu, o litoral da Ásia Menor (atual Turquia) e mais tarde o sul da península Itálica.
-Religião
Como a maior parte dos povos da Antiguidade, os gregos eram politeístas. Seus deuses, entretanto, assim como os seres humanos, eram dotados de sentimentos de raiva, de ódio, de compaixão. A maioria dessas divindades habitava o monte Olimpo, a mais alta montanha da península Balcânica.
A religião dos gregos não tinham drogmas ou mandamentos. Desde que não provocasse a fúria divina, a crença era livre. O culto religioso tinha o objetivo de assegurar proteção ao indivíduo, à família ou à cidade. A divindade mais importante era Zeus , considerado o deus dos deuses do Olimpo. Senhor dos raios e da chuva, era também o protetor de toda a Grécia. Havia inúmeras divindades, dentre as quais as mais conhecidas são:
Hera, esposa de Zeus, protetora do casamento e da família.
Apolo, deus do Sol e das profecias, ensinou a organização social à humanidade, com o auxílio das Musas, suas seguidoras.
Ártemis, deusa da Lua e da caça.
Hermes, o veloz mensageiro de Zeus, protetor dos viajantes, do comércio, dos atletas e dos ladrões.
Hefestos, deus do fogo, dos vulcões e dos ferreiros.
Afrodite, deusa do amor e da beleza.
Palas Atenas, deusa das batalhas, da inteligência e das artes, protetora da cidade de Atenas.


Aluno(a):Amanda

-Escultura e Aquitetura
A arquitetura e a escultura eram a expressão máxima da criatividade dos gregos. Os templos constituíam o principal e quase único requinte das cidades-Estado. Relativamente pequenos, não se destinavam a abrigar fiéis; guardavam apenas a estátua da divindade, seus tesouros e as oferendas recebidas. Muitos templos eram retangulares, cercados de colunas, e neles predominavam as linhas retas. Uma característica importante da arquitetura grega era a ausência do arco e da abóbada.
Na arquitetura identificam-se três estilos. O principal e mais antigo deles é o dórico, caracterizado pela simplicidade e pela solidez. Mais tarde, desenvolveu-se o estilo jônico, com construções mais leves e graciosas. No século IV a.C., destacou-se o estilo coríntio, mais rebuscado que os anteriores, distinguindo-se pela riqueza e abundância de detalhes.
Um dos mais belos monumentos da arquitetura grega é o Partenon, construído em Atenas durante o governo de Péricles. O templo foi erguido em homenagem a deusa Palas Atenas e reúne características do estilo dórico.

A escultura tinha por objetivo principalmente reproduzir, de forma idealizada, o corpo humano, de modo a representá-lo como um objeto belo e harmônico em si mesmo. No início, apresentava nítida influência egípcia. Posteriormente, adquiriu características próprias, como a vitalidade e o equilíbrio das formas representadas. Os grandes escultores gregos foram Fídias, Míron e Praxíteles.


Aluno(a):Stephanie

-Teatro
O teatro grego nasceu em Atenas no século VI a.C., provavelmente nas festas dedicadas ao deus Dioniso. A princípio, sua narrativa estava voltada para temas religiosos e mitológicos. Com o tempo, as encenações passaram a tratar de assuntos ligados ao comportamento humano (tragédias) ou a fazer críticas aos costumes e à vida política (comédias).
As encenações eram feitas pó homens, que usavam máscaras. Os escritores trágicos mais importantes foram:
Ésquilo, autor de Os Persas e Sete contra Tebas;
Sófocles, cujas principais obras são Édipo Rei, Electra e Antígona;
Eurípedes, que escreveu As bacantes e Medéia;
Aristófanes, que na comédia se destacou como autor de A paz e As vespas.


-Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos se originaram em Olímpia (Grécia antiga) em meados de 776 a.C., onde existem registros em pedra em ruínas do templo de Hera que comprova esta data. Naquele período, os jogos eram realizados aos deuses gregos, sendo que Zeus era o mais homenageado, pois na cidade havia um grande templo em homenagem a ele e quando esses jogos ocorriam Zeus era chamado Zeus Olímpico.
Como os jogos eram realizados no templo de Zeus, não era permitida a entrada de mulheres no local, somente homens participavam e assistiam o evento.
Corrida,saltos,lancamento de disco e de dardo,corrida de cavalos e de carros,a pankration(uma combinação de boxe com luta livre).




Aluno(a):Sulamita

-Filosofia
Os três principais filósofos gregos:
Sócrates(470-399 a.C.),Platão(429-348 a.C.), Aristóteles(384-322 a.C.)
Sócrates e Platão foram dois dos principais filósofos do século IV a.C. Sócrates acusava os sofistas de não procurarem o verdadeiro saber. Defendia a existência de verdades válidas universalmente. A frase “Conhece-te a ti mesmo” é um exemplo de seus ensinamentos. Foi condenado a morte pelas autoridades de Atenas, sob a acusação de corromper a juventude, violar as leis e os preceitos da religião. Sócrates nada escreveu. Tudo o que se sabe a seu respeito foi transmitido por seus discípulos, dos quais o principal foi Platão.
Ao contrário de Sócrates, Platão deixou registros de seu pensamento em obras como O banquete e A república. Fundou a Academia de Atenas e introduziu a concepção idealista, segundo a qual as idéias são essências eternas e imutáveis, dotadas de existência própria, e as coisas materiais seriam apenas manifestações imperfeitas da idéias universais. Platão exerceu grande influência sobre filósofos posteriores, como Santo Agostinho, teólogo cristão do início da Idade Média.
O pensamento filosófico desse período foi sistematizado, em grande parte, por Aristóteles. Ex-discípulo de Platão, Aristóteles foi tutor de Alexandre, o Grande. Fundador do Liceu em Atenas, seu pensamento abarcou quase todos os ramos da filosofia e das ciências naturais. Foi ele quem iniciou o estudo sistemático da lógica. Uma de suas obras mais conhecidas é A política, na qual analisou as diferentes formas de governo.

Sócrates

Platão

Aristóteles

Aluno(a):Rebeca

História
Os gregos, como outros povos, procuravam conhecer e explicar suas origens. Para isso, de poderes extraordinários. Todavia, surgiu entre eles uma preocupação em relatar recorriam aos mitos e as lendas, que, em geral, descreviam as façanhas de deuses ou de heróis, dotados acontecimentos históricos sem recorrer às narrativas míticas.
O primeiro grego que fez isso foi Heródoto (484-425 a.C.), o “pai da história”. Após passar um longo tempo viajando pelo Egito, pelo Império Persa e por muitos outros lugares, escreveu sua obra com base nas informações obtidas. Heródoto, porém, não chegava a ser um racionalista perfeito. Deixava-se, muitas vezes, levar em seus relatos por explicações místicas e lendárias. Apesar disso, revelou uma atitude crítica em relação às fontes.
Heródoto

Aluno(a):Ana Maria

O fundador da história científica
O ateniense Tucídides (460-400 a.C.) pode ser considerado o fundador da história científica. Escreveu a História da Guerra do Peloponeso , composta de oito livros, dos quais alguns se perderam.

Tucídides

Em seu trabalho não havia lugar para mitos, lendas ou deuses. Ao contrário, como ele mesmo declara, sua intenção era apresentar os acontecimentos históricos de tal maneira que sua obra jamais perdesse o valor. A certa altura, ele escreveu:
“Pelo que se refere aos fatos, não me baseei no dizer do primeiro que chegou ou nas minhas impressões pessoais; não narrei senão aqueles de que eu próprio fui espectador ou sobre os quais obtive informações precisas e de inteira exatidão”.
Nas ciências merecem destaque as certas áreas específicas e alguns nomes:
Ptolomeu (100-170 d. C.)na astronomia,que defendeu a tese geocêntrico;


Eratóstenes(275-195 a.C.)na geografia,que calculou a medida da circunferência da Terra;



Euclides (séc III a.C.)na matemática e física,criador das bases da geometria;

Arquimedes(287-212 a.C.)na matemática e física,que descobriu princípios como os da alavanca e da roldana,além formular leis de flutuação de corpos.


-Democracia
A democracia teve origem na Grécia. Atenas e outras cidades-estados implantaram um sistema de governo por meio do qual todos os cidadãos livres podiam eleger seus governantes e serem eleitos para tal função. Esse exercício democrático - do qual estavam excluídos os escravos, as mulheres e os estrangeiros - foi possível porque os cidadãos formavam um grupo numericamente reduzido e privilegiado.



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